quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Amiga entende a bissexualidade.

Se, por um lado, os humanos são completamente straight em alguns gostos (por exemplo: o bife ou é bem ou mal passado, etc) são também bis em muitas questões: prefiro adormecer para que lado da cama? Jantamos italiano ou nepalês?
E por sermos obrigados a decidir entre duas coisas que gostamos, às vezes cometemos um de dois erros: 1- ou intercalamos os dois gostos freneticamente, para poderos desfrutar de ambos; 2- ou tentamos conjugá-los (por exemplo, pedindo uma pizza de caril de frango com amêndoas. Estou enjoada, com esta analogia. Avancemos, então). E assim surgem (1) a bissexualidade e (2) o voyerismo e a menage. Não há nada de errado com nenhum deles. A não ser com a pizza de caril de frango, mas isso a culpa é minha. Mas há uma diferença entre bissexualidade e dubicidade. Hoje pus-me a pensar neste assunto por várias razões e o meu iPod presenteou-me com uma música da Sô Dona Rita Redshoes, que diz o seguinte: "Somebody ask your name / It could be Jack or Jane".

Ora a questão da bissexualidade compreende-se, principalmente no Verão em que muitas pessoas podem ir na rua a trocar sms's com um colega de escritório e, de repente, lhes entra um decote no olho (acreditem, são piores do que os ciscos). O que a Amiga não entende é a bissexualidade comportamental: que alguém não saiba se gosta mais de dar umas valentes beijocas numa menina ou num menino, a Amiga entende e já teve a mesma dúvida; agora que alguém não saiba dar a entender que não sabe se gosta mais de moços ou moças, já é diferente. O problema é este: não se trata de gostar do Jack ou da Jane, trata-se de ser o Jack ou a Jane.

Olhar para um/a bi e pensar "hoje estará numa de moços ou moças" é uma coisa com a qual aprendemos a viver e que pode até dar uma certa pica. Mas olhar para alguém e pensar apenas "Será bi? Não. Mas parece. Agora disse algo muito hetero. Não, calma, agora agarrou-me... Agora está a rir. Era a gozar?!" é outra completamente diferente. E estas criaturas dúbias sabem muito bem o efeito que têm em mentes gays e/ou heteros inocentes que apenas procuram uma resposta. Para quem tem a fortuna de possuir um gaydar, a resposta pode ser mais fácil mas esta situação não deixa de apoquentar: qualquer pessoa é livre de se decidir pela indecisão... mas decida-se, pá, que para ambiguidades já nos sobram termos como "TVI Informação" ou "Benfica Glorioso".

A todas as amigas ou amigos que andem às voltas com alguém dúbio e ja estejam fartos, aqui vai uma ideia: sabem que mais? A referida música continua. E reza assim: "Somebody ask your name / It could be Jack or Jane / If you don't have the clue / I'll tell you what to do"

Got it? Ah pois!

1 comentário:

o Amigo disse...

A Amiga está muito calada...